Você ainda não sabe o que é o Maio Amarelo? Trata-se de uma importante campanha que possui o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os perigos que o trânsito oferece. Dirigir seguro e respeitar todas as regras é fundamental para que o nível de acidentes diminua.

O movimento Maio Amarelo tem o objetivo central de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Ele foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária da ONU.

No ano de 2010 ficou definido que no período de 2011 a 2020, aconteceria a chamada “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Essa ação tem a coordenação do Poder Público e da sociedade civil.

Coincidentemente, o isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus, além de ser um plano para tentar retardar a disseminação da doença, vem ajudando o trânsito a ficar menos intenso. Logo, menos acidentes acontecem.

Qual é o significado da cor amarela na campanha?

A escolha pela cor amarela tem uma razão especial e ela faz uma analogia ao semáforo. No trânsito, o farol amarelo representa a “atenção”.

O laço também é um símbolo chamativo. Aliás, ele também é utilizado em outras campanhas mensais de conscientização, como, por exemplo, o Outubro Rosa, em prol do combate ao câncer de mama, além do Novembro Azul, que estimula o combate ao câncer de próstata.

Apesar de não representar a luta contra uma doença específica, o laço é utilizado no Maio Amarelo com a justificativa de que os acidentes no trânsito praticamente já se transformaram em uma epidemia. Portanto, o laço é uma representação importante nesta luta!

Somos todos responsáveis pelo Maio Amarelo

Todos somos responsáveis pelo Maio Amarelo, seja você motorista, motociclista, ciclista ou pedestre. Mais do que divulgar, dê o exemplo. Respeite a velocidade mínima imposta em cada via. Também respeite a sinalização. Se todos se conscientizarem, teremos um trânsito mais seguro.

Gostou? Estimule a importância do Maio Amarelo na sua empresa! Para saber mais sobre a campanha, entre no site oficial!

Continue acompanhando o Grupo Conservo e fique por dentro de outros assuntos!