O ano de 2022 promete muitas novidades no mercado de serviços. Inclusive, essas tendências podem ser bem positivas para a área da gestão de facilities. Essa é uma excelente notícia para os empresários!

A gestão de facilities, ou facility management, vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, independentemente da área, do segmento ou do tamanho.

Com o passar dos anos, a área vem passando por mudanças relevantes, devido ao avanço das tecnologias e da necessidade que muitos empresários têm de diminuir consideravelmente os custos, contar com soluções especializadas, profissionais aptos e evitar a burocracia de efetivar funcionários.

Como destacado, 2022 pode trazer algumas novidades na área da gestão de facilities. Aliás, muitas empresas terceirizadas já estão se adaptando às novas mudanças. Dessa forma, elaboramos esse artigo elencando quais são essas tendências de gestão de facilities.

Gestão de facilities integrada com as diferentes áreas da empresa

É fundamental manter a integração da gestão de facillities com outras áreas da empresa. Até porque, para uma corporação funcionar é preciso que todos os setores estejam unidos em prol da boa produtividade e, consequentemente, do crescimento empresarial.

Além disso, a gestão de facilities contribui diretamente nos debates e decisões estratégicas e oferece uma visão fundamental para a empresa.

Relação da gestão de facillities com práticas sustentáveis

A sustentabilidade é um tópico bastante discutido entre as empresas, e a sua relação com a área de facilities já se mostra cada vez mais importante. Além de ser uma espécie de zelo ao meio ambiente, é uma forma de proteger questões sociais e econômicas.

Essa é uma tendência que já se tornou realidade, sendo aplicada em todos os processos organizacionais. Um exemplo é a criação da Norma ISO 41000 e da Certificação Fitwell. Elas contribuem consideravelmente na qualidade de vida e bem-estar das pessoas.

Além disso, auxiliam na manutenção dos ambientes. O surgimento das duas se originou da necessidade que o mercado tem em aperfeiçoar e padronizar a gestão de facilities.

Procura por mão de obra especializada e terceirizada

Outra tendência importante é a procura por mão de obra especializada e terceirizada. Cada profissional ficará responsável pelo seu serviço específico.

Dessa forma, o eletricista cuidará da parte elétrica, enquanto o encanador será o responsável pela rede hidráulica. Anteriormente, um único profissional ficava responsável por áreas distintas.

Com essa mudança, cada tarefa será desempenhada com uma assertividade maior. Além disso, a busca pela terceirização irá aumentar de forma exponencial.

O que achou das mudanças?

Como você pôde ver ao longo do artigo, 2022 pode ser um ano determinante para a gestão de facillities como um todo. A probabilidade de a sua empresa sair beneficiada com isso é muito grande. Por isso, considere a possibilidade de contratar uma empresa terceirizada e contar com soluções eficientes.

O Grupo Conservo se coloca inteiramente à sua disposição. Faça o seu orçamento!