Controle de acesso é uma medida extremamente importante para as empresas. Afinal, um local em que qualquer pessoa entra sem o mínimo de controle não oferece segurança para os colaboradores e clientes, além de comprometer a integridade da infraestrutura do local.

É comum ver corporações investindo em equipe de portaria ou câmeras de segurança. Mas, será que isso é suficiente para garantir o bem-estar das pessoas e a proteção do patrimônio?

É justamente sobre isso que vamos discutir hoje! Se você deseja se informar mais a respeito do controle de acesso e conhecer as possibilidades para a sua empresa, continue no texto!

O que é o controle de acesso

A gestão de presença é algo fundamental para as corporações. Deixar o acesso irrestrito ao público compromete a segurança do local e pode colocar em risco tanto as pessoas, quanto o patrimônio.

Diante disso, o controle de acesso é um conjunto de medidas que visam garantir a entrada fácil e simplificada apenas de pessoas autorizadas. 

Mas, além de controlar quem entra e quem sai do local, em alguns contextos também é importante fornecer níveis de acesso diferentes, a fim de evitar vazamento de informações sigilosas ou outros inconvenientes. 

Já que tocamos neste ponto, vamos discutir as opções disponíveis para a gestão de presença.

Tipos de controle de acesso

Existem dois principais tipos para controlar as pessoas que entram na sua empresa. A primeira delas é de forma física, ou seja, esse serviço é executado por profissionais capacitados, como porteiros, recepcionistas ou guardas.

O controle físico funciona muito bem para gerenciar o fluxo de pessoas. Aliado à atuação do profissional, é interessante recorrer ao uso de portões, cancelas, catracas ou fechaduras.

Mas, no período de pandemia em que o isolamento social vem sendo uma necessidade, vem crescendo o controle lógico. Essa modalidade recorre à vigilância eletrônica para conceder acesso aos ambientes.

Diante dessas opções, qual será a melhor forma de aplicar a gestão de presença na sua empresa? 

Como controlar o acesso de pessoas na sua empresa

As medidas adotadas para gerir o acesso de pessoas é algo que depende da realidade de cada empresa. Mas, muitas vezes, a forma mais eficaz é unindo a tecnologia ao serviço humano.

Um sistema de portaria com catracas de biometria é uma ótima forma de controlar quem entra e quem sai da sua empresa. Os colaboradores, que frequentam o prédio diariamente, têm acesso liberado eletronicamente.

Já os visitantes, clientes e fornecedores podem fazer um rápido cadastro pegando um cartão de acesso, que libera diferentes ambientes de acordo com o motivo da visita.

Existe também a possibilidade de portaria remota. Nesse modelo são utilizadas câmeras de segurança que enviam as informações para uma central, onde está um profissional que ficará responsável pelo monitoramento e liberação das pessoas.

Independente de qual for o tipo de controle de acesso que você escolher para a sua empresa, o importante é contar com um sistema que restringe a entrada de pessoas para garantir a segurança do ambiente. Entre em contato conosco e juntos definiremos a melhor solução para o seu negócio.