Um dos elementos que deve ser priorizado por qualquer empresário é a proteção do seu negócio. Isso pode garantir o perfeito funcionamento de uma rotina corporativa. O controle de acesso surge como uma alternativa efetiva.

O controle de acesso é crucial para quem deseja manter a excelência na prestação de serviços ou no desenvolvimento e venda de produtos.

Ele tem o objetivo de padronizar o jeito como os colaboradores e visitantes mantém acesso aos ambientes internos das empresas e impede a circulação de pessoas que não são autorizadas em locais predeterminados.

Como o controle de acesso pode ser feito?

Em síntese, o controle de acesso é qualquer sistema, mecanismo ou equipamento que limite o acesso a um determinado ambiente ou informação.

O controle de acesso pode ser feito:

  1.  De forma física: por um profissional devidamente preparado para fazer a função.
  •  Por equipamentos eletrônicos: eles autorizam o acesso por meio de cadastro no sistema.
  •  Integrando as duas formas: em locais onde existe a necessidade de equipamento e profissional para fazer o controle de pessoas.

Por que é interessante investir no controle de acesso?

A resposta é simples. O controle de acesso gera mais segurança dos bens, das informações e das pessoas. Além de analisar padrões de mobilidade e comportamento dos colaboradores.

Escolher um sistema de alto padrão tecnológico pode deixar a produção ainda mais efetiva. É o caso de hardwares inteligentes, equipados com tecnologia Internet das Coisas (IoT).

Esses hardwares registram, processam e trocam informações com o software via web. Isso é feito sem a necessidade de intermediários ou atualização local.

A diferença de microlocalização e macrolocalização

Antes de abordarmos como esses dois modelos são implementados em uma empresa, é fundamental denominar os conceitos.

A macrolocalização diz respeito a localização de colaboradores espalhados em grandes espaços. Por exemplo, trata-se de quando uma empresa possui unidades em diferentes CEPs.

Já a microlocalização é bastante limitada a espaços geográficos menores. Ela é utilizada com o objetivo de encontrar colaboradores dentro de uma organização onde existe muitos prédios. É o caso, por exemplo, de universidades, fábricas, centros de distribuição, entre outros.

Na macrolocalização, o controle de acesso utiliza recursos de satélites e afins, para verificar a presença de pessoas. Na microlocalização, são mais comuns recursos como beacons de Bluetooth ou Wi-fi.

Tipos de controle de acesso

Existem dois tipos de controle de acesso.

O controle de acesso físico gerencia o fluxo de pessoas. Ele depende de um profissional, como um porteiro, por exemplo. Se compõe por uma barreira física (parede, muro ou cerca) e conta com um ou mais pontos de entrada.

O segundo tipo é o controle de acesso lógico. Ele se baseia da tecnologia eletrônicacom o objetivo de liberar o acesso aos ambientes. Isso é feito através de métodos como reconhecimento fácil, biometria digital, senha e ID de acesso, entre outros.

O controle de acesso é fundamental dentro de uma empresa. Ele ajuda a garantir a proteção de um local de trabalho. Segurança para você, para os seus funcionários e para a estrutura da sua corporação.

A Solvit Sistemas Eletrônicos, dispõe de sistemas e equipamentos de alta tecnologia. Entre em contato conosco e garanta a segurança do seu negócio.