Empresas de Gestão de Facilities vem conquistando cada vez mais espaço nas organizações. 

Devido às muitas inovações tecnológicas apresentadas nos últimos tempos e a pressão da sociedade por atitudes sustentáveis, essa área vem passando por grandes mudanças.

Pensando nisso, preparamos este artigo destacando as principais tendências de facilities para 2022. Confira a seguir: 

Reconhecimento do papel estratégico 

Um fator que tem sido bastante observado nas empresas desse segmento é a importância do papel do Gestor de Facilities para o negócio.

Essa não é apenas uma função, mas sim uma posição que tem se tornado estratégica, uma vez que empresas com governança fortalecida, tendem a permanecer resilientes na crise e ter vantagens reputacionais e competitivas. Além de impactar diretamente no lucro e reputação da marca.

Trabalho totalmente integrado e em harmonia com todas as áreas da empresa 

Nos últimos tempos as empresas têm aberto mais espaço para o gestor de facilities estar integrado e em harmonia com todas as demais áreas, principalmente a de pessoas. 

Desse modo, sua participação nas discussões e na tomada de decisões estratégicas trazem uma visão diferenciada para a empresa.

Location awareness 

É possível afirmar que depois do COVID-19, nada mais será igual, e isso inclui a forma com que as empresas e funcionários se portam, e todos os sinais apontam para o trabalho híbrido.

E o que isso afeta no dia a dia de uma Facilities?

Como os trabalhadores vão passar a trabalhar algumas vezes por semana presencialmente, e remotamente durante o resto do tempo, as empresas vão necessitar de menos espaço de escritórios e podem vir a adotar uma política de “hot-desk”.

Mas essas mudanças trazem um desafio para os facility managers: a otimização destes espaços de trabalho limitados e para isso, só há uma forma de ultrapassá-lo: monitorar a utilização do espaço.

Nos levando a uma nova tendência: location awareness (algo como “monitoramento da localização”) e tecnologia de sensores. 

Esses sensores, podem ser utilizados para monitorar a ocupação, a temperatura e a umidade do ambiente, por exemplo, permitindo aos facility managers se ajustar à utilização real do espaço, otimizá-lo e proporcionar conforto em todos os momentos.

Investimento de Facility Management em práticas sustentáveis 

Outro tópico que também está entre as tendências de gestão de facilities para 2022,  é a implementação de ações de sustentabilidade em todos os processos organizacionais. Visando não somente o cuidado com o meio ambiente, mas também questões sociais e econômicas. 

Partindo da necessidade do mercado em padronizar e melhorar a gestão de facilities; criou-se a Norma ISO 41000 e a Certificação Fitwell, como uma iniciativa de somar nesse cenário e contribuir para a melhora da qualidade de vida e bem-estar das pessoas. 

Desde então tem se tornado comum Facility Manager, utilizarem mais softwares de gestão com o objetivo de reduzir o uso do papel, além de buscar por outras soluções e práticas sustentáveis mais simples como substituir as lâmpadas de LED por soluções mais limpas, como painéis solares.

Manutenção pró-ativa

Os benefícios da manutenção pró-ativa (quer preventiva, quer preditiva) são claros. 

A manutenção pró-ativa pode finalmente vir como um subproduto de todas as tendências. 

Se os facility managers aderirem às mais recentes tecnologias e começarem a recolher dados, então será possível ter acesso a algum tipo de previsibilidade.

Com isso, o seu plano de manutenção pode se tornar mais pró-ativo e ainda mais incisivo. Sendo necessário menos manutenção e menos reparações.

Através dos dados recolhidos, os gestores poderão ajustar- se ao trabalho híbrido e otimizar os recursos, ou melhor, diminuir os custos.