Independentemente do segmento e porte da empresa, adotar medidas de proteção é de extrema importância e pode evitar vários transtornos. Os sistemas de alarme são a base para um planejamento efetivo de segurança, pois recebem sinais emitidos pelos sensores, como movimento, fumaça, magnético e enviam esses sinais para os sistemas de controle disponibilizados para os clientes.

No artigo de hoje, vamos falar sobre os sistemas de alarme de intrusão e incêndio e te explicar as diferenças e especificidades de cada um.

Sistemas de alarme de intrusão

O alarme de intrusão tem como objetivo proteger um objeto ou espaço, sinalizar situações de invasão e roubo e notificar o proprietário e a central de monitoramento sobre violações das zonas sob proteção.

Tem caráter preventivo e é capaz inibir crimes, uma vez que conta com equipamentos como cerca elétrica, sensores de movimento e alertas sonoros. O caráter é reativo, pois reage e reporta à central de monitoramento no momento exato da ocorrência.

É um sistema eficiente e possui dispositivos periféricos que são colocados de forma estratégica para assegurar a vigilância e proteção dos espaços. Alguns tipos de dispositivos periféricos são:

Detectores

São dispositivos que fazem a comunicação direta com o painel de controle caso detectem qualquer tipo de violação, como o contato magnético, que aciona um alarme quando portas e janelas estiverem abertas.

Dispositivos de comando

São dispositivos que permitem a interação do usuário com o sistema de forma eficiente, como exemplos temos os teclados e comandos remotos e o comunicador.

Dispositivos de alerta

São dispositivos como as sirenes e o comunicador telefônico que permitem o envio de alerta ao proprietário caso haja alguma ocorrência.

Benefícios de se adquirir um sistema de alarme de intrusão

Resposta imediata à intrusão, uma vez que a informação é enviada para a central da empresa de monitoramento no instante da ocorrência, o que faz com que as equipes tomem as devidas providências com mais agilidade.

Segurança das pessoas, bens e espaços, uma vez que é planejado para cada tipo de ambiente.

Sistemas de alarme de incêndio

São sistemas que funcionam na identificação e sinalização de fumaça e fogo e são indispensáveis em edificações, empresas, espaços públicos e privados que reúnem um grande número de pessoas. Eles devem atender às especificações técnicas e são projetados por um profissional qualificado e precisam passar por manutenção periódica para garantir sua usabilidade e segurança.

Os sistemas de alarme de incêndio são compostos por:

Central de alarme – detecta, processa as informações e identifica se há algum princípio de incêndio e falhas de instalação como curto-circuito e cabeamento rompido.

Detectores e sinalizadores – monitoram, emitem sinais sonoros, luminosos e alertam aos ocupantes da edificação sobre um possível incêndio.

Acionador manual – depende da ação humana para o seu acionamento e é utilizado quando a detecção automática não é eficaz.

Promova o treinamento dos seus colaboradores para enfrentar qualquer tipo de adversidade e manusear equipamentos de segurança.

Conte com profissionais capacitados para a instalação e manutenção dos sistemas de alarme de intrusão e incêndio, assim sua empresa ficará protegida e evitará qualquer tipo de dor de cabeça.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog que daremos mais dicas relacionadas à área de segurança privada. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.