Notice: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/oshin/content.php on line 6
Detalhes sobre a limpeza em hospitais: os desafios do serviço durante a pandemia
O Grupo Conservo atua com serviços de higienização em vários clientes do segmento de saúde, como hospitais, postos de saúde e clínicas. Trata-se de um trabalho bem minucioso que exige processos definidos e rotinas detalhadas.
Durante a pandemia do novo coronavírus, novos métodos estão sendo adotados para uma higienização ainda mais efetiva e segura. Hoje iremos apresentar detalhes sobre a higienização hospitalar.
Procedimentos de higienização em hospitais
Antes de especificarmos detalhes que dizem respeito à higienização dos locais de saúde durante a pandemia, vamos abordar a importância da limpeza adequada em hospitais, de um modo geral.
Por lidarem diretamente com a saúde das pessoas, os hospitais demandam uma atenção especial. É fundamental que o ambiente se mantenha sempre limpo.
Serviços como o de limpeza da área externa e interna, além da manutenção da caixa d’água, são básicos para manter o ambiente higienizado, evitando a contaminação cruzada entre usuários (pacientes, visitantes, acompanhantes e colaboradores).
Para que os serviços tenham processos definidos, é necessário conhecer as diretrizes dos órgãos fiscalizadores que auditam o nível de segurança no ambiente hospitalar. O descumprimento pode levar ao pagamento de multas, além de diversos processos.
A higienização em hospitais durante a pandemia do novo coronavírus
Com a pandemia do novo coronavírus os hospitais tiveram que adotar métodos específicos, envolvendo a frequência das limpezas em suas dependências.
De acordo com Laura Guimarães, enfermeira do Grupo Conservo, o processo foi estruturado para uma operação segura, adotando saneantes eficientes no combate à covid-19, hipoclorito 1% e álcool 70%. As desinfecções de outras áreas são realizadas com quaternário de amônia e Biguanida, conforme a características dos vírus, bactérias e fungos existentes no ambiente.
O descarte correto dos EPI utilizados também faz parte do processo de controle das infecções, tanto pelos profissionais, quanto pela população, que vem fazendo o uso de máscaras, luvas e mangotes, determinados de acordo com tipo de atividade do colaborador.
Importante salientar que as diretrizes da Anvisa, Notas Técnicas, nº 04/2020, estão sendo colocadas em prática, assim como a capacitação frequente da equipe de higienização, uma vez que há a atualização dessas diretrizes.
Estamos adaptando a uma nova realidade. Isso vem impactando diretamente a nossa forma de atuação. Em breve, esperamos que tudo isso passe. Enquanto isso, faça a sua parte e siga todas as orientações necessárias para se prevenir.
Gostou do artigo? Continua acompanhando o nosso blog. Em breve, novos conteúdos!