Os espaços de grande aglomeração de pessoas e circulação de veículos estão sujeitos a alguns acidentes. Um exemplo é o estacionamento. Trata-se de um lugar reduzido, com carros sendo manobrados e pessoas transitando entre eles.

Em síntese, os estacionamentos precisam de uma atenção especial por parte do empresário. Dessa forma, o artigo apresenta medidas que você pode seguir, no objetivo de deixar o seu ambiente mais seguro. Veja:

Sinalize os locais de travessia para pedestres

Para que não ocorra acidentes em seu estacionamento, é essencial sinalizar as áreas próprias para a travessia e locomoção de pedestres.

Uma alternativa interessante é pintar o chão e demarcar onde as pessoas devem transitar e qual lugar é considerado perigoso.

Faça o controle do fluxo de veículos

O fato de os estacionamentos, geralmente, terem espaços curtos, somado ao tempo de manobra e parada dos veículos, pode causar grandes congestionamentos e possíveis acidentes.

Assim, é fundamental a criação de fluxos de tráfego com barricadas e cones. Isso irá organizar a circulação e agilizar a entrada e saída de carros.

Estabeleça limites de velocidade dentro do estacionamento

Estimule os usuários a dirigir em velocidades mais reduzidas enquanto estiverem no estacionamento.

Faça uso de placas de limite de velocidade e instale lombadas e outros acessórios para evitar que os veículos ganhem velocidade.

Faça a projeção de travessias seguras

É mais fácil manter a ordem dentro do estacionamento quando motoristas e pedestres sabem onde deveriam ou não estar.

Para isso, é fundamental utilizar ferramentas de marcação de pavimentos como, por exemplo, cones, cavaletes e barreiras. Isso no intuito de delimitar áreas de circulação para pedestres.

Delimite vagas no estacionamento

Veículos parados fora das vagas delimitadas podem dificultar bastante o fluxo de circulação e ainda causar acidentes.

Para sanar esse problema, o ideal é utilizar marcações de solo como tintas ou faixas para delimitar exatamente o espaço reservado a cada carro.

Instale sensores de iluminação

O sensor de iluminação garante que o ambiente onde ocorre circulação fique iluminado por determinado tempo.

O acionamento ocorre automaticamente sempre quando são detectados movimentos que estiverem em seu alcance.

Caso houver pessoas ou carros em movimento, no espaço coberto por ele, a luz se acende. Quando eles saem, ela se apaga.

Adapte o estacionamento para receber veículos grandes

Faça modificações no estacionamento para ele ter condições de receber veículos maiores como, por exemplo, caminhões e micro-ônibus.

O ideal é buscar alargar a entrada e aumentar os espaços de algumas vagas, no intuito de acomodar os veículos de diferentes tipos e tamanhos, sem gerar algum tipo de acidente ou qualquer outro problema.

Invista em vigilantes capacitados

Ter um vigilante capacitado é fundamental para a proteção de todos os veículos. A presença de um profissional altamente treinado e preparado inibe a ação de infratores e pode ajudar a sanar alguma eventualidade.

Vistoria regular

Faça uma vistoria regular do seu estacionamento. Veja se todas as áreas estão bem conservadas. Certifique-se da presença de extintores de incêndio.

Sinalize e oriente

Faça a criação de vias seguras, utilizando a sinalização correta. Instale placas e sinalize o solo com orientações de velocidade, parada e orientação de fluxo.

Para completar, faça a revisão do trajeto e veja se a orientação está de acordo com novos e antigos usuários.

Também deixe o seu estacionamento mais protegido

Utilize câmeras de segurança

Para o seu estacionamento ficar mais protegido, utilize câmeras de segurança. Elas são consideradas grandes pilares da segurança eletrônica.

As câmeras inibem a ação de criminosos e ajudam com a identificação de um indivíduo com grande precisão. Alguns tipos possuem tecnologias mais completas e permitem uma análise detalhada do vídeo. Contar com uma central de monitoramento é fundamental. Assim, a proteção será feita 24 horas.

Esses são os cuidados que você deve ter, caso possua um estacionamento. Se ainda não tomou as devidas providências, certifique-se de deixar a área do seu negócio bem protegida.

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de outros conteúdos. Nós podemos te ajudar!